top of page

Uma viagem para dentro do Pozinho de Luz

Fico muito feliz de retomar o projeto do Blog com um texto bem bacana e sobre os ingredientes de nosso Pozinho de Luz.

Vocês sabiam que a combinação de alguns ingredientes como carbonato de cálcio (dolomita), as fibras encontradas no farelo de trigo, e o ômega 3, da farinha de linhaça dourada é muito boa para a musculatura e os ossos de nossos mocinhos e mocinhas?

O que é ainda mais incrível é que a mudança de hábitos alimentares e na dieta podem ser eficientes para tratamentos de Doenças Renais Crônicas[1], não é o máximo?

Existem alguns estudos que demonstram que o uso de altas concentrações de fibras nas dietas dos animais pode ser muito bom para reduzir a azotemia[2], pois as fibras fornecem fonte de carboidratos para as bactérias gastrintestinais que utilizam a ureia do sangue como fonte de nitrogênio, reduzindo assim a concentração de ureia sérica[3].

Mais ainda, a adição de alimentos ricos em cálcio e potássio na dieta dos animais pode ser utilizada para reduzir o nível de fosfato em cães, gatos e seres humanos[4], que, se elevado, pode acarretar em diversos, problemas aos animais, dentre eles a insuficiência renal[5].

É bem verdade que não podemos falar que nosso Pozinho de Luz é indicado para tratamento de doenças renais ou qualquer coisa parecida (nesses casos, nunca se esqueça de procurar seu veterinário de confiança), mas só de saber que ele contém ingredientes tão bons para deixar nossos mocinhos e mocinhas mais saudáveis já é um motivo que nos enche de orgulho.

Leila Mazza. - MAER SHALAL HAS BAS

[1] Referência ABNT do TCC de Layla Queiroz

[2] Azotemia (do grego azoto, "nitrogênio" + hemia, "sangue") é uma alteração bioquímica que se refere a uma elevação plasmática/sanguínea dos níveis de compostos de nitrogênio (como ureia, ácido úrico, creatinina, proteínas). Esta se deve amplamente a uma taxa de filtração glomerular insuficiente. A azotemia surge no contexto de uma grande diversidade de patologia renal, mas também pré-renal e pós-renal – Disponível em: http://emedicine.medscape.com/article/238545-overview com tradução livre.

Taxa de Filtração glomerular (TFG) é o volume e concentração de água filtrada fora do plasma pelas paredes dos capilares glomerulares nas cápsulas glomelulares, por unidade de tempo. É a primeira etapa na formação da urina. – Disponível em: ps://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_filtra%C3%A7%C3%A3o_glomerular

[3] (ELLIOT, 2006 – buscar a obra no TCC da Layla e fazer a referência correta - ABNT)

[4] (ZATELLI et al., 2012 - idem).

[5] Disponível em: http://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-de-eletr%C3%B3litos/hiperfosfatemia-concentra%C3%A7%C3%A3o-elevada-de-fosfato-no-sangue baixe o documento completo em AQUI


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page