top of page

Primeiros cuidados e uma vida cheia de qualidade

MAER SHALAL HAS BAS

Em proverbios 12:10 é mencionado que papais que amam seus mocinhos, e proverbios 27:23 denota o entendimento por nossos mocinhos agradam ao Senhor! Melhor forma de demonstrar esse amor é entender, conhecer e exercer cuidados corretos!

É para isso que estaremos nos encontrando nesse blog, para se munir de informações. Nessa Historia, quem realmente irá ganhar é nosso mocinho!

Adquiriu seu tão sonhado Mocinho???,

Quando adquirimos, mesmo enchendo o criador de perguntas e todas elas respondidas, com certeza no momento do convívio será quando a maior parte das duvidas irão surgir .

1ª aquisição

Antes mesmo de seu mocinho chegar em casa , já é momento da 1ª compra para já preparar o ambiente que ele ficará : tapetinho higiênico (nunca jornal :ele é proliferador de císticos de giardíase), recipiente para ração superpremiin ou AN (alimentação natural), água filtrada e frutas não acidas , caminha , cobertorzinho, brinquedo (sempre de borracha para ajudar na mordedura e com barulhinhos para aguçar a atenção ), shampoo sem lauril e sodio para não arder os olhinhos e agredir a pele, condicionador de qualidade em componentes com menor carga de química possível.

ADAPTAÇÃO

O momento de adaptação é um momento que nossos pequenos ficam com a imunidade baixa , devido ao estress de estar conhecendo seu novo lar, sua nova família e ao mesmo tempo se desligando de seus irmãozinho, seus amiguinhos e sua mamãe.. então procure pedir ao criador um objeto de referencia olfativa para esse momento de adaptação não ser tão estressante , já q eles possuem senso olfativo como maior sentido de seu organismo . “Não é indicado receber seu bebe num momento de férias , para assim eles não precisarem de ter dois tipos de adaptação : um de reconhecimento da família e depois ter de aprender a rotina dela ... então um final de semana é ideal para entender e aprender os cheiros de cada um e já nós próximos dias aprender a rotina de todos .

COCÔ E XIXI

Para melhor forma de adestramento sobre xixi e coco é colocar em pratica logo que ele chega em sua nova casa. Para mocinho , assim como você, tudo é novo! E mesmo q ele já tenha noção espacial para suas necessidades (questão de instinto que ele aprende junto com sua mamãe além de sua referencia olfativa sobre o local onde está o cheiro do xixi e cocô), a casa ainda é nova , então até conseguir “decorar” o caminho ao local correto, o ideal é deixar a caminha de dormir os recepientes para alimentação todos juntos (obviamente com um espaço de media 1 metro um do outro para não haver contaminação ), e assim não não confundi-lo e tornar essa adaptação ainda mais estressante. Após esse período, quando percebemos que ele passeia pela casa e logo vai para seu local de necessidades para fazer seu xixizinho e cocô, então pode coloca-lo para dormir e comer onde optarem , já q até esse momento, ele já conheceu e “aprendeu” todos os lugares da casa.Pelo fato deles terem sintonia humana, nunca é indicado deixa-los limitados ao contato humano.

Uma dica e até informação muito útil: nossos mocinhos são ligados à nos de forma mais delicada e amorosa, eles tendem à querer nos agradar de qualquer forma à retribuir todo aquele amor que oferecemos! Por conta disso, quando eles fazem seu xixi ou cocô em local correto, faça festa! dê amor! brinque! demonstre que aquela ação que o faz sentir o cheiro do xixi e coco que fizeram seja referencia de seu amor e dedicação... Pelo contrario que muitos pensam, se ao fazerem um xixi ou cocozinho não certo em local inapropriado, ao dar bronca, ser mais severo ou ate mesmo agir como os antigos q esfregavam o focinho na sujeirinha ou bater com jornal para assustar. Isso não os fará entender que o local está errado, mas sim entenderão que a sensação de fazer o xixi e cocô, fez papai e mamães responderem daquela forma e o agravante disso, não se dará apenas no stress e uma baixa imunidade, o amor deles é tão sincero, que ao perceber que estão com vontade de ter aquela sensação, irão segurar ao máximo para não desagradar papai e mamãe, resultado: desenvolver questões no trato urinário , cristais e à longo prazo até calculo renal, constipação (retenção de cocô no intestina) ressecamento desse coco e até ranhuras no ânus, promovendo hemorroida. Veja que chega a ser emocionante o amor que eles tem por nós, à ponto de se machucarem e desequilibrar sua qualidade de rotina fisiológica e até chegar à ponto de decorrência de doenças mais agravantes , por puramente querer nos agradar. Por isso, entenda que não é à base de voz opressiva e ações violentas que irá faze-los entender aquilo que você quer, é muito mais fácil : o amor vence tudo, inclusive ensina oque realmente importa da forma mais prazerosa para ambos!

VACINAÇÃO

Se o seu bebe recebeu cuidados para melhor imunização como pozinho de luz em seus primeiros momentos de contato com alimentação, alem de todos os tratamentos e cuidados que teve antes de chegar até sua casa, ele terá duas doses de vacinas aplicadas posterior à primeira dose . Porem é de suma importância entender que independente do criador, canil ou tratamento , seu bebe tem que ser entregue à você com pelo menos, uma dose de vacinação v10 ou v8 aplicada .

Abaixo, vamos conhecer as vacinas dos mocinhos presentes no protocolo veterinários de vacina :

Vacinas Polivalentes

Vacina puppy é uma vacina de bebe cão contra cinomose e parvovírus, devendo ser feita em cachorros com cerca de 4 semanas, antes de iniciar a protocolo de vacinas polivalentes. Esta vacina é principalmente recomendada em áreas com alto risco de cinomose ou parvovirose ou bebes que a mamãe não pôde amamentar

V7 é uma vacina de cães indicada contra cinomose, adenovírus tipo 2, parainfluenza, parvovirose e leptospirose (L. canicola e L. icterohaemorrhagie). O reforço deve ser anual, durante toda a vida do cachorro. Na primo-vacinação (primeiro grupo de vacinas tomadas no primeiro ano de vida) é necessária 3 ou 4 doses, a critério do médico veterinário, que podem ser iniciadas a partir dos 42 dias, com intervalos de 3 ou 4 semanas entre as doses.

V8 é uma vacina de cãe indicada no combate a cinomose, adenovírus tipo 2, coronavírus, parainfluenza, parvovirose e leptospirose (L. canicola e L. icterohaemorrhagie). O reforço deve ser anual, durante toda a vida do cachorro. Na primo-vacinação (primeiro grupo de vacinas tomadas no primeiro ano de vida) é necessária 3 ou 4 doses, a critério do médico veterinário, que podem ser iniciadas a partir dos 42 dias, com intervalos de 3 ou 4 semanas entre as doses.

V10 é outra vacina de cachorro polivalente contra a cinomose, adenovírus tipo 2, coronavírus, parainfluenza, parvovirose e leptospirose (L. canicola e L. icterohaemorrhagie e L. grippotyphosa e L. Pomona). O reforço deve ser anual, durante toda a vida do cachorro. Na primo-vacinação (primeiro grupo de vacinas tomadas no primeiro ano de vida) é necessária 3 ou 4 doses, a critério do médico veterinário, que podem ser iniciadas a partir dos 42 dias, com intervalos de 3 ou 4 semanas entre as doses.

Vacina contra gripe canina (traqueobronquite infecciosa canina) combate uma doença multicausal, ou seja, que possui mais de um agente infeccioso, a Bordetella e Parainfluenza. O reforço deve ser anual durante toda a vida do animal, e na primo-vacinação é necessário 2 doses que podem ser iniciadas a partir de 42 dias, com intervalos de 3 ou 4 semanas entre as doses.

Vacina Antirabica é a única vacina obrigatória pelo governo e as prefeituras disponibilizam gratuitamente à população em campanhas de vacinação ou nos centros de controle de zoonoses. O reforço deve ser anual, durante toda a vida do animal e na primo-vacinação é necessária apenas uma dose por volta dos 4 meses. Uma curiosidade que atribuiu à vacina anti-rabica ser inativa , ou seja , carga viral morta foi por conta de uma questão de fatalidade em massa devido à campanhas que conhecemos em escolas e lugares públicos a aplicação da vacina se gratuita , o não armazenamento correto , fez com que a temperatura elevada da vacina a torna-se letal , devido à proliferação viral . Por conta disso há anos ela é apresentada como inativa

Vacina de Giárdia é optativa que protege o cão contra a infecção pelo protozoário Giárdia lambia. Necessita na primo-vacinação 2 doses e depois reforço anual por toda a vida (opcional devido a vacina ser de carga viral e protozoário ser um parasita e assim haver a maior necessidade de higienização do local para prevenção da doença, do que propriamente a vacina em si)

Vacina V7 + Antirábica: é uma combinação da polivalente V7 associada à antirábica em um único frasco, necessitando apenas de uma aplicação. Esta vacina é feita como reforço anual em animais adultos, ideal para cães pequenos e sensíveis a aplicações.

É importante salientar que dentro de 24 horas há probabilidades de reações anafiláticas , por conta disso, a necessidade em estar observando-os. Assim que aplicada é administrado ao bebe e até mesmo à cada vacina anual de nossos mocinhos , se faz a necessidade de pedir orientação para o veterinario se há necessidade de oferecer algum medicamento a fim de anular dores locais e febre ocasionada pelas vacinas. Lembrando que todos os bebes de cães , principalmente porte pequeno , permanecem com a carga viral da vacina encubada pelo período de 5 dias aproximadamente por isso , a ingestão de vitamina C aumenta a imunidade do nosso mocinho para que ele consiga reagir positivamente contra as cargas virais que “atacam”o seu organismo enquanto sua carga de antianticorpo estará sendo desenvolvida.

O intervalo entre as doses deve ser no mínimo 21 dias e no máximo 30 dias;

O bebe deve estar em condições saudáveis para ser vacinado;

É obrigatório o uso de agulhas e seringas esterilizados, e as condições de antissepsia respeitadas;

Após a vacina, o bebe não deve ser exposto a esforços físicos ou mesmo a fatores estressantes.

1º VISITA AO VETERINARIO

Saiba que assim como crianças precisam de consultas periódicas em seu pediatras, seu filhote também necessitará de ter suas visitas ao veterinário. É ele que dará as vacinas periódicas, conhecerá todo o histórico de seu mocinho até a fase adulta, é ele que estará lhe orientando em momentos de dorzinhas dele. Por isso, assim que decidir comprar seu filhote, procure de preferência o veterinário do canil onde comprou-o , para dar seguimentos aos cuidados necessários que ele teve desde seu pré natal dê preferência aos atendem à domicilio para não deixar seus bebes expostos em clinicas (já que essas deixam nossos bebes expostos à cargas virais de cães adoentados- mesmo com purificador , se há infecção hospitalar humana , com certeza há exposição de tais infecções aos nossos mocinhos )

Dicas para a primeira visita veterinária:

* leve a carteira de vacinação ,certifique- se de que as vacinas e vermifugação estão em dia;

* preste a atenção se o vet(veterinário), examinou seu filhote , literalmente de cabo à rabo...é sinal de preocupação pelo seu filhote em especial;

* pergunte todas suas duvidas, por menores e mais absurda que você ache que seja.

Se mesmo assim você não sentiu confortável com esse vet, isso não quer dizer que ele seja um péssimo profissional, significa que sua personalidade não”casou” com a dele, então procure outro, seja por indicações ou por pesquisa. E só pare de procurar quando você encontrar o vet perfeito para seu filhote. Pois é ele que lhe acompanhará por longos e felizes anos

1º BANHO

Eles podem apenas passear ou tomar seu primeiro banho em pet após estar vacinado , então mãos à obra para deliciar-se em dar banho pessoalmente neles.. tenho certeza absoluta q será o melhor banho deles e um dos momentos mais prazeirosos de vcs ! Não limite seus filhos, deixe todos curtir esse momento , porem para um resultado correto , sempre c cuidados e precauções corretas ...

O primeiro banho será aquele que lhe servirá de refencia para os demais, por isso, faça-o ser prazeroso, divertido e desestressante;

Preparação para um banho:

* Coloque em uma banheira(pode ser de bebê), água morna;

* Coloque o mocinho com os ouvidos protegidos com chumaços de algodão à fim de não permitir que entra água e assim prevenir contra qualquer infecção; lembre-se que o algodao tem q ser de silicona, se usar convencional , esses apenas ficarão enxarcado e levara toda umidade contida nele, para o interior do ouvidinho.

* Use shampoo sem lauril, sem propilenol (para não agredir olhinhos e a pele), esfregue-o como se estivesse fazendo uma massagem sobre ele, lembre-se: esse momento pode ser muito prazeroso para vocês, esfregue o corpo e a rostinho com cuidados para não entrar a espuma na boca, nariz e olhos e enxague;

*Passe condicionador para, deixe agir por alguns minutos(nesse momento, aproveite para brincar)e enxágüe;

* Com uma toalha felpuda, enxugue-o;

*Penteie com pente próprio para pêlos deles, com muito cuidado, para não machuca-lo;

*Quando estiver todo desembaraçado, ligue o secador em velocidade branda e temperatura baixa, vai secando e penteando , quando passar o secador no rostinho dele, sempre proteja os ouvidos , boca , nariz e olhos.Lembrando que o barulho pode assusta-lo, nessa hora, faça carinhos, abrace-o, mostre a ele que você está por perto, ele assimilará o barulho c toda sua dedicação.

*Passe o pente para dar acabamento;

* Nunca esquecer de que todo momento, terá que ser prazeiroso para ambos;

* Pingue 3 gotinhas de vinagre de maça no ouvidinho à fim de ressecar possivel umidade que houve.

Prontinho!seu cãozinho está limpinho, cheirosinho e com certeza após uma alimentação, ele irá dormir muito relaxado.

Banhos para bebes até media 8 meses são quinzenais, posteriomente se darão semanal , isso dependente da raça de seu mocinho

1ª VISITA AO PETSHOP

Após toda carga de vacinação ), seu mocinho está pronto para a primeira visita ao petshop , porem há cuidados que devemos ter , já que deixaremos nosso bebe nas mãos de alguém que não seja nós , então escolher um petshop que traga o mesmo seguimento de cuidados nossos é muito importante :

* certifique-se que esse petshop é idôneo, procure ouvir referencias de quem já levou algum cãozinho no estabelecimento;

* sem atrapalhar o bom andamento do profissional que está dando o banho em seu filhote, presencie ;

* procure não levar aos sábados, pois a procura desse estabelecimento nesse dia é grande e infelizmente, há alguns petshop que , mesmo não permitido, dão tranqüilizantes para os cães não latirem demasiadamente, acarretando à sérios resultados até mesmo por uma parada respiratória levada à óbito.

Dentes

Cuidar dos dentinhos é outro item importante , já q devido à arcada dentaria que eles possuem, há possibilidades de algum deles desenvolverem arcada dupla e se no incio ele não acostumar à escovar os dentinhos(que já é uma forma saudável ), quando eles realmente precisarem (por conta dos dentes encavalados , desenvolvendo maior tendência de acumulo de alimentos e assim bactérias e tártaro)

Na verdade, a primeira escovação, não será necessariamente uma higienização perfeita dos dentes, mas sim uma forma de adaptação para as próximas , para assim, naturalmente ele ir deixando você escovar, sem stress.

* pegue uma dedeira (dessas de escovar a gengivinhas de bebês), coloque uma pequena porção de pasta de dente exclusivas para cães, de preferência as saborizadas, para o filhote relacionar aquele sabor gostoso, com a higienização bucal que você fará;

* deixe-o lamber a pasta(não faz mal, ela é saborizada para isso mesmo) e com movimentos leves, vai massageando os dentinhos dele e o acarinhando-o;

* não é necessário enxaguar;

* é necessario, pelo menos 3(três) vezes por semana fazer a higienização.

1º PASSEIO

Seu mocinho apenas poderá ter seu primeiro passeio à parques , shoppings ou quaisquer outros lugares que tenham contato com outros mocinhos, após todas as cargas de vacinas (3 v10, 1 gripe,1 antirabica) então vocês poderão usufruir desse momento : deixe-o conhecer , cheirar tudo que ele se interessar , isso o fará não apenas interessado e aprendendo ao que é novo, mas tambem ser um mocinho ativo ativo, sem medos e receios , já q você está lá para proteger ele daquilo que lhe é prejudicial.

Tenha certeza que esse texto é apenas a ponta do Iceberg , porque a cada momento que estivermos com eles , mesmo após seguirmos orientações dos criadores , dos veterinários e ate mesmo amigos que já tenham tido a mesma experiência, com certeza , o convivo nós fará entender e compreender a melhor forma de cuida-los .. porque não há melhor cuidados (após estar munido de informações e orientações corretas) que seja, nosso carinho, nosso amor ..pois ele sentirá ...ele entenderá ...e em menos tempo que se imagina ... ele não mais será um bebe.... e sim o mais novo integrante da família !

Para intensificar ainda as informações contidas em nosso blog, nada melhor que um arquivo de conhecimento veterinario para intensificar e confirmar o quão valisoso é cuidados iniciais e conhecimentos para nossos mocinhos : http://proanima.org.br/main/wp-content/uploads/2017/03/Cartilha-Como-Cuidar-de-Filhotes-2017.pdf

Fiquem com Deus em nome de Jesus

MAER SHALAL HAS BAS


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page