top of page

COPROFAGIA, ENTENDER É O MELHOR REMÉDIO!!!

Coprofagia em cães, uma palavra estranha para nomear uma doença de comportamento mais estranho ainda : comer fezes. Eca! é a primeira palavra de expressão ao ler essa frase, e com certeza a segunda de muitos leitores será : Meu mocinho faz isso !!

Infelizmente esse comportamento não é tão raro , sendo mais mais comum em certas raças , a grande maioria dos cães apresentam.

Antes de tudo devemos nos atentar Comer fezes pode não ser repugnante para o cão e pode representar uma fonte de alimento a mais ou ser apetitosa para o cão, ou seja , mesmo que à nossos olhos não seja apreciado , muitas vezes pela necessidade de nutrientes ou por questões de sabor, será necessário para nossos peludos

PERIGOS DE INGERIR COCÔ

Se um cão come as próprias fezes, o risco para ele próprio não é tão grande quanto se ele consumisse as fezes de outro animal. No entanto, as bactérias e os parasitos das fezes podem ser transmitidos aos seres humanos e a outros animais, o que representa um grande perigo para sua família.

Quando um cão come as fezes de outro animal, sejam as de outro cão ou mesmo de um gato, ele corre o risco de ingerir ovos de parasitos intestinais e bactérias que podem levar a doenças graves.

Diarreia é o sinal mais comum, porém podem ocorrer bronquites, encefalites e muitas outras doenças que podem ser fatais e são causadas por bactérias, vermes e parasitos existentes em fezes.

Esse comportamento não foi totalmente desvendado pelos especialistas, mas devido à muitos estudos , as teorias apontam que coprofagia está ligada ao instinto de preservação, reprodução do comportamento da mãe, distúrbios psicológicos e até deficiências nutricionais .

Encontrar o motivo que leva nossos moços assumir essa postura é o primeiro passo para eliminar o comportamento.

MOTIVOS QUE LEVAM À COPROFAGIA

A coprofagia pode ser desencadeada por uma série de fatores e, em algumas etapas da vida, esse comportamento se torna comum tais como e já esperado :

CAUSA NATURAL

*As mamães costumam ingerir as fezes de seus bebês para mantê-los limpinhos e estimular a musculatura anal ate eles aprenderem a fazer seu cocô sozinhos . Alguns filhotes passam a reproduzir o comportamento da mãe e também comem suas fezes e as de seus irmãozinhos. Com o tempo , esse comportamento naturalmente desaparece, alguns demoram mais , porem eventualmente vão parar de consumir fezes.

*Instinto de proteção à matilha: os cães instintivamente ingerem coco de outro doente por causa do instinto de preservação que remonta aos lobos. As fezes de um cão doente têm um odor característico, que deixa clara a fragilidade do animal. Esse cheiro poderia ser sentido por outros animais que não pertencem à matilha, ou seja , coprofagia, nesse caso, visa a proteção da família tendo como objetivo proteger o cão doente, para que ele não fique em contato com as fezes nem seja um alvo claro para os demais cães.

CAUSA HEREDITARIA:

*Instinto de evolução : apresenta aos 6-8 meses. Em tais casos o comportamento é considerado normal, onde buscar nutrientes no lixo ou cocô representou uma adaptação no processo de evolução da espécie, de sua fase em matilha para pet .

*Instinto dos cães selvagens: fezes de equinos, ruminantes e humanas são comuns parte da dieta de cães selvagens. Na verdade as fezes são dieta bem balanceadas - em sociedades pastorais, onde as fezes são depositadas no chão, os cães estão em boas condições. Sua fonte principal de proteínas e vitaminas são as fezes humanas. São uma fonte de produtos de digestão microbiológica alem de fornecerem nutrientes aos cães

Cães que comem fezes de outras espécies animais podem fazê-lo por que estas podem ser nutritivas, palatáveis e, por causarem poucos problemas, representarem um petisco apreciado por eles .

RAZÕES METABOLICAS OU DOENÇAS :

*Super alimentação: sobrecarregar o sistema digestivo fornecendo alimentação apenas 1 vez conseqüentemente ocorrer uma má digestão. Assim as fezes apresentaria um alto grau de produtos alimentares não digeridos, daí com o passar do tempo , sentindo fome o cão se alimentaria destas fezes já que nessas estariam vários nutrientes que o necessitaria

*Ocorrência de vermes e conseqüentemente carência nutricional.

*Baixos níveis protéicos : cães que apresentam alimentação insuficiente (fome) , Dietas ricas em carboidratos e fibras, ou seja , rações de baixa qualidade pode levar à necessidade de proteinas ocasionando ingestão de cocô para , instintivamente , um equilíbrio nutricional

*Deficiência de enzimas digestivas : cães com síndrome de má absorção , pancreatites crônicas ou raças que não produzem as enzimas pancreáticas(shitzu pug lhasa), desenvolvem a coprofalgia por conta da falta dessas enzimas , não haverá a digestão de alguns nutrientes , uma vez que não digeridos , eles estarão presente no cocô, ocasionando a carência desses mesmos nutrientes.

* Deficiência de tiamina experimentalmente induzida: alimentação vegetariana, alimentação para dieta sem previa equilíbrio nutricional , provoca a falta da vitamina B1 (tiamina) que oferece uma predisposição muito grande à coprofagia e com a ingestão de bactérias ou vírus presente nos cocôs , a fragilidade será maior , oferecendo em conseqüência muito negativa .

*administração de medicamentos : a ingestão de antibioticos ou alguns medicamentos , modificam a textura e cheiro das fezes, permitindo uma curiosidade da parte dos mocinhos , os levando à ingestão.

CAUSAS PSICOLOGICAS

*Ansiedade devido a adaptação tornando o filhote estressado e ao sentir o “cheiro” de seu cocô , reconhecendo o cheiro do ambiente antigo , tornando as fezes uma referencia olfativa de zona de conforto , logo ingerindo-a .

*Ansiedade de isolamento : mocinhos deixados em casa , quintais, jaulas ou bainhas sem companhia por um longo período de tempo acabam Cães sendo forçados a defecar em seu espaço de dormir acabam por ingerir suas fezes para manter o espaço limpo.

*Ociosidade : moços não passeiam , brincam , não recebem muita atenção do dono ou não ganham brinquedos reconhecendo apenas seu próprio cheiro no cocô , começam por brincar com suas fezes daí com o tempo ingerem , reconhecem o sabor de sua ração ... lá vai coprofalgia novamente !

*Punições excessivas :Usar de bronca quando eles fazem cocô ou xixi em lugares errados , com relação à xixi , eles seguram à ponto de desenvolver infecções na bexiga ate calculo renal e em relação à cocô eles para “esconder” oque fizeram , ingerem ou seja , eles podem comer fezes para evitar que os proprietários os punam. O mocinho pode iniciar a ingestão de cocô momento perceber que o fez e seu dono reagiu emocionalmente , mesmo que de forma negativa , ele percebeu atenção do dono à fim de repetir .

*Fome :a fome, seja por maus tratos ou porque foi forçado a entrar em uma dieta, comerá qualquer coisa que possa encontrar , eles serão “forçados “ a comer as próprias fezes ou de outros amiguinhos

A coprofagia passa a ser problemática quando, mesmo crescido, o cão continua comendo fezes ou quando um cão adulto, que nunca demonstrou esse tipo de hábito, passa a ingeri-las, sejam as próprias ou as de outro

Bom depois de percebermos quais as infinidades de motivos que levam a doença é necessário arregaçar as mangas e mãos a obra :

Quando se trata de problemas vindos de doenças nós podemos reconhecer já com aparecimento súbito de coprofagia é motivo para um exame clínico veterinário para investigar se seu cão tem algum problema de saúde. As doenças mais comuns ligadas à coprofagia são as verminoses, pancreatites e problemas na produção de enzimas digestivas.

Doenças vinda de problemas de incapacidade de enzimas devido à anatomia biológica de certas raças , há medicações para equilibrar e cessar os comportamentos de coprofagia , por isso, é necessário conversar com o veterinário , para após uma seleção de exames , diagnosticar o problema e logo o tratamento.

É preciso saber mesmo que originada por doenças, se por um período muito grande , a coprofagia não apenas “sumirá” após a cura por conta de que manias comportamentais , referencias olfativas irão permitir o seguimento da coprofagia . Então não pense que após a cura da doença estará sanado todo nossos problemas.

Se o animal não tiver nenhuma doença ou quadro clínico que justifique a ingestão de fezes, avalie sua alimentação. Verifique se a quantidade de alimento é a correta e procure dividir a porção diária de comida em pelo menos duas refeições.

Sempre mantenha limpo o local em que seu cãozinho costuma ficar, não deixe a sujeira acumular para que você faça uma faxina. Se você viu fezes ou xixi, limpe. Essa é sua função, não do seu animal.

Leve-o para passear frequentemente e deixe que ele faça suas necessidades com calma, quando fazer coco no local correto, elogie e faça carinho, mostre para ele que isso é o certo e é permitido.

Caso seu cãozinho já tenha adquirido esse hábito, você deve desviar a atenção dele assim que ele fazer coco. Para os cães que tentam comer as próprias fezes durante ou imediatamente após a defecação, você deve estar alerta.

É natural que ele fique um pouco obcecado com as fezes, logo, sua atenção irá imediatamente para elas. Seu papel é desviar essa atenção com algo mais interessante: brinque, chame-o, jogue uma bola ou dê um petisco. Limpe as fezes e jogue-as fora. Quando ele retomar a atenção para as fezes, elas já não estarão lá e ele gradualmente vai perder o interesse.

Administrar suplementação à base de probioticos, ricos em cereais (vitamina B1) é muito importante enquanto a doença , já que a ingestão de bactérias , vírus e vermes irá contaminar toda a área intestinal e probiótica , uma suplementação vitamínica e probióticos irá ajudar além de equilibrar o nivel de vitamina B1. POZINHO DE LUZ, É UMA BOA PEDITA, uma vez q sua composição é rico em cereais e fibras digestivas

Há o medicamento anticoprofagicos que poderão acelerar o processo de extermínio desse tipo de comportamento, mas nada será valido se nós não munirmos de consciência para entender a real causa de tal doença.

Depois de ler toda essa explicação , logo perceberemos que , excluindo o motivo vindo de hereditariedade e doenças a maior causa que se deve à coprofagia é nossos próprios comportamentos e não deles ... na verdade é apenas uma reação da parte deles após nossa ação .Oque torna um circulo vicioso : agimos incorretamente , eles passam a ter problemas de stress , traumas , medos , depressões ocasionando coprofagia então eles tornam-se ,isolados devido à repulsa que temos por conta de seu comportamento , alem de passa a serem canal de doenças por conta de sua contaminação vinda de bactérias , vermes e vírus . Então esquecemos que o problema inicial somos nós ... aumentando o stress deles e necessidade de continuar com tal doença.

Espero que ao terminar essa leitura possamos entender que a expressão de “eca” não vem do comportamento deles e sim, verdadeiramente é uma grande “eca” nossas ações..

Consciência é tudo !!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page