top of page

SARNA OTODÉCICA - entender é a melhor prevenção!

MAER SHALAL HAS BAS

Nesse semana, vamos levantar um assunto de interesse de todos papais e mamães , não de apenas cães, mas gatos tbm .... uma doença que interfere em qualquer fase na vida desses mocinhos: A SARNA OTODÉTICA !!

Se trata de uma doença que ataca o ouvidinhos deles, vindo de do acaro Otodectes cynotis .

O acaro se alimenta de restos de tecidos epidérmicos, então ele fica pela superfície do corpo, num momento de baixa imunidade, seja em filhotes por adaptação ou tala na orelha (caso de yorks é muito comum ), estres ate mesmo por conta de fógos de artificio ou mesmo doenças mais severas, esses ácaros se alojam na orelhinha deles, se alimentando de cerumin .... como eles se reproduzem rapidamente (para se ter uma ideia, seus ovos eclodem em questão de 3 a 4 horas após serem postos) ,

A doença, prolifera muito rápido: o ouvidinho em questão de 1 semana já esta totalmente infestado, o cerumin torna-se mais escuro e o contagio é de muita facilidade entre cães e gatos , NAO É DE CONTAGIO HUMANO!

Como perceber a doença

É muito fácil de percebermos quando nossos mocinhos estão com a doença: eles coçam e balançam a cabeça, já que os ácaros proliferados se locomovendo dentro do ouvidinho, assim incomodando e promove a sensação de coceira .

Outra questão é já o grau de infecção que acomete o ouvidinho: transformando o cerumin amarelo claro, numa pasta escura parecendo borra de café e se observar essa pasta com um gaze ou algodão, conseguimos ver à olho nu os ácaros passeando por sobre ela ...

Por isso, imagine como os mocinhos sentem-se com essa proliferação ?! Então observe se estão balançando a cabecinha, ou esfregando a cabela na parede, coçando com demasia , olhe o cerumin: se estiver escuro : É sarna otodética !

Assim diagnosticada, procure o termino dessa infestação o qto antes .. lembre-se à cada 3 horas ... eles se multiplicam mais e mais !!

Agravante é que eles coçando em demasia , levara bactérias alojadas na unha , passar a se desenvolver no ouvidinho, promovendo assim, a otite (infecção e inflamação do ouvidinho) ,

Alem de poder acarretar rompimento de vasos sanguíneos, ter inchaços e ser ate caso de cirurgia, por conta disso.

Tratamento

O tratamento da doença isoladamente (quando apenas é diagnosticada ela, sem otite ) é à base de tratamentos parasitológicos que atingem ao acaro da sarna otodecica, hoje em dia podemos encontrar essa eficiência no Revolution, sendo o único medicamento que consegue atacar e prevenir essa doença. Alem de higienizar diariamente o ouvidinho à fim de não permitir maior infestação e utilizar medicamentos para não infecionar e inflamar , ou seja, não desenvolver a otite. Uma forma de higienização eficaz é o vinagre de maçã, 3 pingos 2 x por semana.

Porem não é recomendável medicar seu mocinho sem o diagnostico correto , já que por conta de todo processo de infestação ser acelerado , não é incomum a sarna otodecica estar acompanhada de outra inflamação ou infecção , então percebeu algo de diferente em seu mocinho , cerumin escuro , vá ate o veterinário para que esse diagnostique qual a relevância da doença à fim de um tratamento correto e eficiente .

Prevenção

*Higienização diária com produtos veterinários que tenham uma finalidade positiva para tal uso ;

*Pingar 3 gotas 2x semanal vinagre de maça para sempre prevenir o alojamento dos ácaros ;

*Nunca usar cotonetes , pois o uso equivocado (adentrar mais na área auricular) pode ocasionar inflamação ;

*Sempre observar a cor do cerumim;

*Se houver gato em sua residência e esse tem o habito de passear pela vizinhança, o ato preventivo se torna mais intenso, já q esse poderá se contaminar com algum amiguinho e trazer para casa;

*Sempre oferecer alimentação de qualidade, complementos alimentar em uma rotina saudável à fim de permitir saúde emocional e física para assim , deixar a imunidade sempre equilibrada .

Pois é , oque parecia apenas uma sujeirinha mais escura no ouvidinho de seu mocinho ou uma mania de se coçar em demasia é algo muito mais serio não é ?

É por isso que sempre munindo-nos de informações corretas sobre nossos mocinhos, permite à eles uma vida digna e assim, cumprir com nossa obrigação de mamãe e papai que somos: amar, respeitar e cuidar corretamente !!!..

afinal quem ganha com isso , não são apenas eles... já que olhar para nossos mocinhos saudáveis , brincalhões, animados e dormindo sem incômodos ... não tem paga!!!

MAER SHALAL HAS BAS

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page